Carta de Apresentação – Saiba como Fazer

Ter uma boa carta de apresentação, é hoje em dia uma das melhores maneiras de apresentar sua candidatura a uma vaga de emprego.

Quem está buscando seu próximo emprego no mercado de trabalho geralmente a envia junto com o currículo, no corpo de um email.

Mas não utiliza apenas esse espaço, já que também podem ser utilizados aqueles campos que abrem quando se clica em “Trabalhe Conosco” nos sites das empresas. Também em sites dedicados a busca por empregos e profissionais, tal recurso frequentemente está disponível.

A carta de apresentação é importante por auxiliar para o marketing pessoal de todo profissional. Continue lendo este conteúdo para descobrir como elaborar uma carta de apresentação vencedora.

Modelos de carta de apresentação – O que se deve considerar ao usar cartas prontas

Publicidade

Antes de fazermos nossa carta de apresentação vencedora, precisamos levar em conta se já não existe um modelo pronto que atenda nossas necessidades.

Estes modelos são quase que como templates, onde já existe um texto base para a carta de apresentação.

E é a partir dessa base que o profissional fará as alterações que julgar necessárias. Por isso, atenção! É importante que esse primeiro contato com a empresa onde busca trabalhar seja o melhor possível.

Ah, vale ressaltar ainda que quem opta por usar um modelo pronto de carta de apresentação precisa observar se a mesma é destinada a profissionais com ou sem experiência.

Agora, se a sua intenção for criar uma carta de apresentação do zero…

Escrevendo a carta de apresentação: 3 cuidados que não podem faltar

Quem deseja fazer sua própria carta de apresentação para enviar, seja pelo email ou de alguma outra forma, para a empresa de seu interesse deve ficar atento a 3 pontos fundamentais.

O primeiro é conseguir prender a atenção dos leitores da carta já no seu início. Afinal, é preciso manter em mente que as empresas recebem centenas, até milhares de cartas de apresentação a cada vaga.

Convenhamos que o seu conhecimento, capacitação e experiência podem passar despercebidos. Isso acontecerá caso a equipe de RH não se sinta estimulada a continuar lendo sua carta, passando então para uma próxima.

O segundo ponto é apresentar suas experiências e capacitações profissionais.

Fale sobre sua formação, habilidades e experiências na área em que pretende atuar. Geralmente, esse seria o primeiro ponto a ficar atento mas, realmente, sem conseguir prender a atenção da equipe avaliadora, mostrar seus conhecimentos e vivências perderá muita força.

Agora, feito isso, demonstre com todo o empenho os pontos forte do seu currículo.

Por fim, realize uma chamada para a ação, onde você solicitará ao leitor da sua carta, que entre em contato.

Garanta ainda mais informação para conquistar a vaga dos seus sonhos

Acabamos de ver o processo básico para a escrita de uma carta de apresentação.

Vimos também que existem modelos de cartas prontas. Essas precisam ser apenas preenchidas com as especificações de cada profissional, e enviadas para as empresas.

Assim como os 3 pontos principais que não podem faltar em uma boa carta de apresentação.

Publicidade
Carta de Apresentação – Saiba como Fazer
Avalie