Devo ter foto no currículo? Sim Ou Não?

Modelos para currículos é o que não falta por aí na internet, mas qual é o mais adequado? Como criar um currículo de sucesso? Devo colocar foto no currículo?

Bom, o currículo é o seu cartão de visita, ou seja, o seu primeiro contato com a empresa em que você pretende trabalhar. Por isso, na hora de elaborá-lo é necessário tomar o máximo de cuidado para incluir os seus dados da forma correta, além de deixá-lo bem apresentável. Uma das dúvidas mais comuns de quem está fazendo um currículo é se há a necessidade de colocar uma foto ou não.

Será que usar foto no currículo é proibido ou não? A verdade é que existem critérios para por a foto neste documento, depende muito da empresa e da sua área profissional. Saiba abaixo se você deve ou não incluir foto no seu currículo:

Quando eu devo colocar foto no curriculo?

Publicidade

Está na dúvida se deve ou não colocar foto no currículo? Para acabar com esta dúvida, uma boa alternativa é verificar se o anúncio da vaga para a qual você está se candidatando está pedindo uma foto. Se a resposta for não, então, o melhor é não colocar uma foto. Mas, se a reposta for sim, é preciso que você anexe uma foto apropriada para o currículo.

Confira também: Os 7 principais erros em currículos

Se a empresa não está exigindo uma foto no currículo, mas mesmo assim você está na dúvida, o ideal que você responda as seguintes perguntas:

  1. Geralmente, os cargos que você se candidata costumam exigir boa aparência?
  2. Você tem uma foto apenas de rosto, que seja de boa qualidade, com boa luminosidade e foco?
  3. Você está apresentando uma boa aparência na foto, está usando vestimentas adequadas para o trabalho?

Caso você tenha respondido ‘’sim’’ para todas as perguntas, você deve colocar a foto no currículo. Porém, se houve um ‘’não’’, o mais recomendado é não colocar a foto anexada ao currículo. Estas perguntas são provenientes da necessidade de colocar pontos fortes no currículo, do modo certo e harmônico com o seu objetivo profissional.

devo colocar foto no curriculo

Eis a pergunta: Colocar ou não uma foto no currículo?

Qual foto colocar no currículo

Ao optar por colocar foto no currículo, você deve fazer da maneira mais profissional possível. Jamais coloque uma foto mal tirada, que esteja fora de foco, com baixa resolução e com pouca luminosidade. A foto é dispensável para os cargos em que a boa aparência não é um critério de seleção.

É indicado colocar uma foto que enquadre o rosto, parte do ombro e tronco, assim como as tradicionais fotos 3×4. De forma moderada, a foto pode transmitir simpatia e alegria, mas mantenha o bom senso. Não precisa ser uma foto de estúdio, mas a foto deve ser tirada em um local com cenário neutro, ou seja, sem informações no fundo.

No caso das mulheres é possível usar uma maquiagem mais discreta, evidenciando uma aparência em que a maquiagem não seja notada. Portanto, evite olhos bem marcados e batons que sejam chamativos, faça uma maquiagem natural. Depois de tirar a foto, você precisa fazer uma análise honesta e verificar se realmente vale a pena colocá-lo no seu currículo. O foto pode ser colocada no início do currículo e em tamanho pequeno, de preferência em (3×4).

Lembre-se que os seus dados e as suas experiências profissionais devem ter mais destaque e não esqueça estas dicas!

Publicidade
Devo ter foto no currículo? Sim Ou Não?
4.9 (97.5%) 8 votes